Archive for November, 2008

Enchente em Blumenau

Hoje o topico da semana é enchente em Santa Catarine, ajude, doe, etc, mas o impacto real é no turismo neste final de ano, a midia está enfatizando o medo no brasileiro, o medo de visitar Santa Catarina nos proximos meses, é fato que não existe possibilidade de mais uma enchente tao cedo, mas quem sabe disso? O turista que estava planejando passar a virada do ano em Camboriú é que não. Se eles fossem espertos ainda há tempo de dizer que novos empreeendimentos de cultura e lazer estão tomando lugar dos prédios desttruidos pela enchente, é mentira? talvez não, se todos areditassem nisso e investissem nessa idéia seria a melhor ´ajuda´ humanitária possível.

É claro que o ibope fala mais alto.

Camera de gente grande

redone_7.jpg

Para nao dizer que é novidade uma 5D ou uma D90 ser capaz de ´filmar´ podemos dizer que um Red One é capaz de fazer fotos Still, sim, para quem não conhece, a RED produz cameras para fins cinematográficos de alta definiçao que utilizam objetivas similares às cameras fotográficas de still, so que com capacidade a partir de 30 fps. Porém por ter um design modular, a RED quer partir para o mercado de fotografia também, já que para isso é basicamente montar o equipamento que eles já fabricam de uma forma portátil como se fosse um lego. Este é o principio da fusao da fotografia com filmagem o que em poucos, digamos 5 anos todas as cameras fotograficas terão capacidade de filmar, o que vai jogar ainda mais lenha na fogueira dos fotógrafos contra os operadores de VT.

Profundidade de campo extendida

Baixei e testei o CombineZM um software freeware que combina varias fotos (DOF Stacking) em uma unica imagem com maior profundidade focal.

dof.jpg

O resultado é impressionante, voce fotografa varios focos e ele transforma em uma unica imagem com foco extendido, como se toda a imagem estivesse em foco. Não é algo queo vece deva passar para o seu cliente, por que isso não é saudável, mas em emergência é possivel fazer esse pequeno ´hack´ na sua foto, assim como o HDR é necessário várias fotos então nada de fotografar objetos em movimento.

Uma coisa interessante que notei é se voce olhar para a orelha do burrinho, há uma forma de oito lados que se parece com a cabeça de um parafuso, o objeto original é circular e não octogonal, provavemente o software entendeu que o objeto desfocado estava na realidade focado ( a minha objetiva tem 8 laminas)

Focus stacking

Como muitos ja conhecem, HDR é uma técnica que combina varias imagens para formar uma unica imagem com profundidade tonal alta, um arquivo JPG atualmente cria uma imagem de 8 bits por canal, a imagem RAW das cameras atuais criam arquivos de 12 a 14 bits por canal, um HDR pode ser combinado com 32 bits por canal, bom mas o objeto deste post não é isso, o objeto deste post é aplicar a mesmo método em DOF (Profundidade de campo), principalmente quem ja fotografou macrofotografia sabe do que estou falando a Técnica do Focus stacking consiste em fotografar uma mesma imagem prismada, mas ao invés de diferentes exposicoes, como é o caso do HDR fotografa-se diferentes pontos de foco por exemplo aqui, ali e lá, funde-se eles digitalmente e pumba, a imagem tem foco em tudo.

Interessante para fotografia de produto, arquitetura entre outras aplicacoes.

Existem softwares que fazem isso para você, porém ainda nao fiz o teste.

Lixo no metro

Não é relacionado a fotografia, mas como eu pego metro todo santo dia para trabalhar, nao pude deixar de notar que o metrô finalmente resolveu colocar lixeiras na plataforma, o que é uma evolução a retirada dessas lixeiras há um tempo atrás.

JL200811180009.jpg

Grafitti na rua

JL200811180003.jpg

Alguem sabe por que disto?

Extended depth of field

Acho que em um futuro nao muito distante as cameras digitais, principalmente as de medio formato para publicidade terão mais de um sensor para captar diferentes profundidades de campo, digamos que os sensores estejam a diferentes distancias focais e captem 3 imagens em focos em lugares diferentes e automaticamente junte essas tres imagens em uma imagem com profundidade de campo extendida.

Drobo

Drobo é um sistema criado pela Data Robotics para facilitar o backup de arquivos de computador, ele funciona como se fosse um computador gaveta, que gerencia até 4 discos rigidos de uma vez, sendo que com um exclusivo sistema de segurança que permite que voce use hds de varios tamanhos e marcas o que é contrario ao sistema RAID, também permite que caso um HD falhe, voce possa simplesmente tirar ele e colocar um HD novo sem problemas e com máxima rapidez.

Pessoallmente estou muito interessado nesse sistema espero que chegue ao Brasil com um preço razoável, pois assim podemos parar de ficar com medo de fazer backup em HDs e DVDs, alias odeio esses DVDs e CDs.


Flickr :

Del.icio.us :

Technorati :

Photoshop Disasters

Hoje em dia as pessoas reclamam muito que fotomontagem, manipulação não é fotografia, para mim desde que a imagem contine tendo o ´feel´ fotográfico está valendo, mesmo retoques, distorçoes são válidos na arte de fotografar. O ´Photoshopismo´ não é algo que se criou hoje, fotógrafos como Ansel Adams já praticava fotografia com manipulação e suas imagens foram vendidas para o mundo.

Apesar de que eu aceite a manipulaçao em fotografia, não aceito que ela seja feito sem discriminação em fotojornalismo, criar mísseis falsos, colocar pessoas posadas em áreas de desastre não são práticas éticas a serem feitas, mas são possíveis.

Alguns sites interessantes que devem ser citados tanto por diversão quanto por curiosidade são da Cia de foto, Photoshop Disasters, e Worth 1000.


Flickr :

Del.icio.us :

Technorati :

Novo JPG

A microsoft está criando um novo padrao de JPG, para suportar mais qualidade, bits e alguns ajustes de pos processamento, sem contar mais velocidade de preview e edição como seguranca. A versão ainda está em fase de aproval pelos produtores mas a principio será uma versão para fotógrafos especificamente, com maior profundidade de cores (o atual jpg so aceita 8 bits por canal) e mais fidelidade de detalhes e cores.

Trackback|: http://www.engadget.com/2007/08/01/microsofts-hd-photo-format-considered-for-new-jpeg-standard/


Flickr :

Del.icio.us :

Technorati :